sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O primeiro dia de Galinholas de um amigo...

Combinei para ontem tirar um dia de férias e levar pela primeira vez, á caça da Galinhola, o nosso amigo Tito. Um jovem que está neste momento a dar os seus primeiros passos no mundo cinegético.
É sempre um prazer, mas tambem obrigação de todos nós caçadores, para com quem está em fase de iniciação e aprendizagem no mundo da caça. Sem querer servir de exemplo para ninguem, é esta a nossa postura no mundo da caça.

Começamos a jornada por volta das 9 horas tendo conseguido o primeiro levante pouco depois...(seria galinhola?! não seria?! como em tantos outros casos fica a dúvida...)
Mudamos de sítio e outro levante, relativamente largo na nossa direcção, fomos no encalço e o brinde para o nosso amigo iniciante, a bela dama dos bosques levanta-lhe a escassos dois metros dos pés.
Presumo que assim como o meu primeiro levante de Galinhola, aquele salto e bater de asas dificilmente lhe sairá da cabeça...
Tentamos adivinhar pela terceira vez onde ela se teria refugiado e fomos á nossa sorte, a mesma ou não, depois de alguns beeps no meio do giestal exibe-se por alguns segundos, um magnifico vôo rasante em nossa direcção e um disparo fácil demais termina o lance.

Um jovem exemplar que estava naquele momento em plena refeição.


Aproveitando o bom dia para a caça e as últimas entradas/movimentações demos uma breve voltinha no fim da "bucha" e visitamos um outro bosque de carvalhos ladeados por um velho giestal. Conseguimos apenas um tipico e valioso lance de galinholas, uma grande paragem seguida de uma curta guia, um salto fenomenal em direcção ao céu, dois tiros "ás sombras" pelas ramagens do denso carvalhal, e a ave a cair de asa.
Momentos mágicos que decerto serão guardados na memória de quem estou convicto procurará encarar a caça com o maior respeito e dignidade.
Um abraço e bom Natal a todos.

1 comentário:

  1. Um dia magnifico que o amigo César me proporcionou. Aquele levante ficará sempre na memória e o lance do amigo César também será sempre recordado pois foi a primeira vez que vi um lance a uma galinhola.
    Na companhia do César e da sua belissima cadela será um dia para nunca mais esquecer.
    Mais uma vez o meu obrigado

    Um abraço
    Tito

    ResponderEliminar