quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Findou mais uma época...

Uma época de galinholas ingrata mas que também ficou marcada por alguns outros bons momentos que só esta ave proporciona.
Pouca densidade de galinholas um pouco por todo o lado por onde andamos, algumas zonas compostas dentro da normalidade mas muitas outras zonas completamente a zeros fizeram com que apenas cumprissem todas as jornadas os verdadeiros caçadores de galinholas.
 É opinião unânime que mais um ou dois anos semelhantes a esta época, iria funcionar como que um "filtro" mais que necessário em prol das galinholas. Deveria de qualquer das formas haver uma reflexão individual acerca da forma ingrata como são caçadas.
Por moda para as mostrar nas redes sociais;
Como forma de afirmação pessoal perante os seus amigos virtuais;
Caçadas sem escrúpulos e sem limites para inflacionar as ninhadas dos feirantes de cães de caça;
Caçadas de uma forma rude e primitiva numa corrida alucinada para matar mais e mais;
Na maior parte das vezes caçadas com cães medíocres mas com "relatos de café" verdadeiramente impressionantes elevando-os a um estatuto de grandes fenómenos.
Estrelas caninas que perante as oportunidades de ajudar a afirmar a cinófilia do nosso país como capaz de seleccionar cães de galinholas desaparecem momentaneamente e escondem-se atrás de mil e uma desculpas para não participarem nas provas oficiais sobre galinholas sem abate.
Ano marcado tambem por este estalar do verniz, esperemos que de uma forma construtiva as mentalidades despertem e os frutos apareçam partindo sempre do principio que é ao caçador que cabe evoluir e aumentar o grau de exigência dos cães que selecciona e com que caça.
 
Entretanto no "nosso pequeno mundo" do Canil do Souto continuamos fieis aos nosso princípios e á velha forma de caçar galinholas, em silêncio, com calma e muita tranquilidade, sempre a apreciar da beleza do bosque, disfrutar da austúcia do pássaro e do cão em mostra, e atirar apenas a galinholas paradas como forma de respeito pelo animal.